quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os verbos ter, ser e estar em francês

Os Verbos 'être' e 'avoir'

Com o seu primeiro contacto com a língua Francesa, você já aprendeu um pouco sobre os verbos 'avoir' (ter) e 'être' (ser/estar).

Nous sommes la famille Vincent.Nós somos a família Vincent.
J'ai un bon mari.Eu tenho um bom marido.

Iremos agora ver com mais pormenor como estes dois importantes verbos são conjugados, ou seja, como se altera a sua terminação dependendo da pessoa em que são usados:

PessoaSingularPlural

je suis
(eu sou/estou)

nous sommes
(nós somos/estamos)

tu es
(tu és/estás)

vous êtes
(vós sois/estais)

il est
(ele é/está)

ils sont
(eles são/estão)


Memorize as formas do verbo 'être' (ser/estar), e em seguida observe o verbo 'avoir' (ter):

PessoaSingularPlural

j'ai
(eu tenho)

nous avons
(nós temos)

tu as
(tu tens)

vous avez
(vós tendes)

elle a
(ela tem)

elles ont
(elas têm)


Provavelmente você já reparou que usámos os pronomes 'elle' e 'elles' em vez de 'il' e 'ils' na tabela acima. Você pode traduzir 'il' e 'elle' directamente para 'ele' e 'ela'. Os pronomes 'ils' e 'elles' são as suas formas no plural, respectivamente. Eles são directamente análogos aos Portugueses 'eles (masculino)' e 'elas (feminino)'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário